terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O Jogo do Gênio



Tim era o dono de um pequeno antiquário no centro da cidade.Não que ele gostasse de objetos antigos ou coisa assim.Na verdade ele odiava aquele emprego, como odiaria qualquer outro.Ele era o dono do antiquário simplesmente porque era uma herança de seu pai, e Tim era preguiçoso e acomodado demais para buscar outro emprego.
Tim já se aproximava de seus quarenta anos e sua vida não passava de um grande vazio sem sentido.Não havia feito nada de interessante em seu passado e provavelmente não faria em seu futuro.Seus dias se resumiam a ficar sentado atrás do balcão jogando no celular e esperando um próximo cliente aparecer.
Aquela tarde de terça-feira parecia com todas as outras tardes tediosas que Tim estava acostumado a ter.Mas aquele dia estava destinado a ser o dia mais especial em sua vida, pois naquele dia entrou em sua loja o homem trazendo consigo o jarro.O sujeito era um senhor já idoso usando roupas estranhas e falava um português muito forçado, denunciando sua origem estrangeira.Ele entrou no antiquário levado pela esperança de conseguir algum trocado no jarro de cerâmica, que jurava ser muito antigo e valioso.Disse que estava em uma situação difícil e precisava, muito a contragosto se desfazer dos bens supérfluos de sua casa.
Tim olhou aquele jarro sem muito interesse, acreditando se tratar de apenas mais uma falsificação chinesa barata que lhe tentavam vender todos os dias.Mas o vaso era bonito e muito bem decorado,tinha de admitir.Então ele ofereceu dez reais pela peça.O estrangeiro insistiu que o vaso valia mais, muito mais.Alegou que se tratava de uma peça de valor histórico e que Tim poderia conseguir um bom preço na revenda.Mas o máximo que Tim ofereceu por ele, depois de muita barganha, foi vinte reais.O homem, aceitou os vinte reais,visivelmente contrariado e se foi.
A verdade é que aquela peça era realmente muito antiga.Mais antiga do que Tim poderia sequer imaginar.Dois mil, quinhentos e vinte e seis anos para ser exato.Mas Tim nunca descobriria e venderia o jarro como falsificação chinesa se não fosse uma sujeira grudada no fundo.Uma pequena mancha de barro amarelo que só era visível se olhasse bem de perto.
Então Tim pegou um pano molhado e se pôs a limpar.Quando a mancha sumiu o jarro começou a expelir fumaça pela boca.Uma fumaça que saia  em grande quantidade e encheu toda a loja em pouco tempo.Tim tossiu e praguejou o estrangeiro pensando se tratar de uma brincadeira de mau gosto.Mas quando a fumaça baixou ele pode ver que havia um homem frente ao seu balcão.
O homem usava roupas ainda mais estranhas que o estrangeiro e falou algumas palavras que Tim não conseguir entender.
-Não entendo sua língua.-Disse Tim.
-Serifh, o gênio ao seu dispor.-Falou o homem.- Me perdoe por falar em meu idioma natal , mais não sabia em qual pais estava.É difícil acompanhar as viagem dentro de um jarro.
-Só me faltava essa.-Respondeu Tim.- Se não veio comprar nada, apenas tirar onda com minha cara, pode ir embora.
-Não sei o que significa a expressão “tirar onda com minha cara” meu senhor, mas não  posso ir embora sem antes realizar três desejos seu.Esta é minha obrigação e eu devo cumpri-la, para só assim  ter minha liberdade.Esfregue o jarro com força e faça seu pedido.
Tim não estava convencido de que o estranho visitante era um gênio, mas não custava nada fazer um desejo, então ele esfregou o jarro e pediu:
-Tudo bem.Então eu quero dez milhões de reais em minha conta.
-Desejo realizado.- disse Serif.
Tim acessou a internet através de seu celular e confirmou.Sua conta, que sempre estivera no vermelho, agora apresentava tantos zeros que ele teve preguiça de contar.Seu coração começou a palpitar de alegria e surpresa.Então era verdade, ele tinha tirado a sorte grande de encontrar um gênio como os de contos de fadas.Era tudo que ele podia sonhar.
-Sabe, na verdade eu nem sempre fui um gênio. - Comentou Serifh. - Eu era um mercador nômade.Mas um dia me apaixonei pela pessoa errada. A mulher que eu amava era filha de um poderoso feiticeiro e ele não queria que casasse-nos.Então ele me amaldiçoou e me prendeu neste jarro.Apenas quando alguém descobrisse como me libertar e eu realizar os três desejos dessa pessoa eu seria livre novamente.Desde então eu aguardo pacientemente preso neste jarro.
Tim não ouviu uma palavra sequer, pois estava muito entretido com seus pensamentos.Então ele esfregou o jarro novamente e pediu:
-Desejo uma mansão.
-Desejo realizado. - Disse o gênio.
Uma nuvem de fumaça tomou conta da loja e quando baixou, os dois estavam dentro de uma enorme e luxuosa mansão.
Tim novamente ficou maravilhado com aquela poderosa magica e de como sua vida tinha mudado.
-Pois bem.-disse Serifh - Resta a você mais um desejo.
Tim esfregou o jarro outra vez e pediu:
-Quero mais três desejos.
Miserável! Filho de uma cabra, pensou Serifh.Aquilo era uma maldita trapaça.Mas ele não poderia fazer nada a não ser realizar o desejo.
-Desejo realizado.
Os dias se passaram e Tim não cansava de desejar coisas e mais coisas.Quando seus desejos estavam para se esgotar, ele vinha com seu truque e pedia mais desejos.Pedia de um iate a um copo de suco.Coisa caras e porcarias sem valor.Aqueles dias junto a Tim estavam sendo para Serifh mais cansativos do que os milênios aguardando preso no jarro.Serifh passou a cultivar um ódio mortal por Tim como nunca sentira por ninguém.Mas nada podia fazer a não ser  obedecer, preso pelo feitiço.
O que mais incomodava Serifh, era ver o quanto Tim era preguiçoso.Se ele precisava se secar após o banho, ele fazia um desejo.Se ele queria um copo d’água, ele fazia um desejo.Tudo era motivo para um desejo.Um dia Serifh notou que poderia usar a preguiça de Tim a seu favor.Então ele propôs.
-Querido amo.Vejo como deve ser chato toda vez que você quer fazer um desejo, ter que esfregar este jarro.
-É verdade.- concordou Tim.
-Pense que bom seria se você pudesse realizar desejos sem esfregar o jarro.
-E isto é possível?
-É claro.Basta você desejar.Deseje poder realizar desejos sem esfregar o jarro.
E assim Tim fez.Ele esfregou o jarro e desejou:
-Eu quero realizar desejos sem esfregar o jarro.
-Desejo realizado.
Em um passe de magica Tim desapareceu de onde estava e apareceu dentro do jarro.Serifh colocou o jarro em cima de uma mesa e saiu pela porta.Livre da maldição de ser um gênio e livre de Tim.



0 comentários:

Postar um comentário

Opiniões, críticas e sugestões são bem vindas.Comentários contendo racismo,apologia a crimes,spam, ofensas pessoais e condutas inapropriadas serão apagados.